Você sabe o que é CIA?
Comunicação interatrial ou defeito do septo interatrial constitui cerca de 10% das cardiopatias congênitas, nada mais é do que a comunicação entre os dois lados do coração. Sua incidência assim como em outras cardiopatias vem sendo maior com o advento do uso rotineiro do ecocardiograma. É classificada de acordo com a localização da falha de formação da parede.
É predominante no sexo feminino, porém no tipo seio venoso a incidência é semelhante em ambos os sexos.
Quanto a genética, normalmente ocorre de forma esporádica, porém pode ter incidência familiar, e quando isso ocorre aumento o risco em 8-10% de recorrência em um parente de 1 grau.
Pode ser único ou múltiplas comunicações, sendo esta associada ou não a outras más-formações intra/extra-cardíacas. E quando associada ao outras cardiopatias pode ser crucial para a sobrevivência como nos casos de hipoplasia do coração esquerdo, transposição de grandes artérias, drenagem anômala de veias pulmonares entre outras
O diagnóstico é feito através de exame físico (escutado um desdobramento fixo do batimento do coração -> tum – tará) e exames complementares como radiografia de tórax e eletrocardiograma, e confirmado por exame de imagem: ecocardiograma.
Tipos de CIA: Ostium primum, ostium secundum, fossa ovalis, tipo seio venoso, tipo seio coronário (direta comunicação com átrio esquerdo)
Geralmente é assintomática. A clínica do paciente dependerá do tamanho do defeito e do tempo do shunt e a interação com o leito pulmonar. Supra-enchimento ventricular direito pode alterar conformação ventricular esquerda, aumento do fluxo pulmonar dentre outras alterações.
Possui tratamento, inicialmente clínico com medicamentos para controle de fluxo entre os lados do coração. E tratamento definitivo por meio de cirurgia ou cateterismo cardíaco, inclusive custeado pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
O acompanhamento pode ser feito inicialmente pelo pediatra geral, devendo ser encaminhado ao especialista.
Dra Natasha Caldas
Pediatria/Puericultura
Cardiologia Pediátrica
#cardiopatiacongenita #cardiologiainfantil #pediatriageral #CIA #1em100 #dranatasha_cardioped